A mitologia chinesa conta que cinco montanhas originaram-se a partir do corpo de Pangu, divindade criadora do mundo. Ao longo do tempo foi se estabelecendo o conceito de “montanhas sagrada”, título que cinco delas carregam.
Os locais foram parte importante da vida de imperadores chineses e até os dias de hoje Locais são procurados por chineses e turistas de várias partes do mundo. Sua localização segue os pontos cardeais, sendo o centro sua direção inicial.
Tài Shān, a Grande Montanha do Leste
Localizada no leste da planície do norte da China e no meio da província de Shandong, possui uma longa história e um status histórico especial. Com uma área total de 426 km², seu ponto mais alto é o Pico do Imperador de Jade, que fica a cerca de 1.545 metros acima do nível do mar.
A Tai Shan é a “montanha tranquila”, sendo chamada de “Chefe das Cinco Montanhas Sagradas” e “Primeira Montanha sob o Céu”, pois está associada ao nascer do Sol, significando nascimento e renovação. É conhecida ainda como Grande Montanha do Leste ou Grande Montanha Oriental.
Foi listada como Patrimônio Mundial Cultural e Natural pela UNESCO em dezembro de 1987.
Huá Shān, a Grande Montanha do Oeste
Conhecida como símbolo de “esplendor”, também é conhecida como Xiyue ou Grande Montanha do Ocidental. Ela fica em Huayin, a cerca de 120 quilômetros a leste da cidade de Xi’an, na província de Shaanxi.
Ela é conhecida como “a montanha precipitada número um sob o céu”. São cinco picos principais (Leste, Oeste, Sul, Norte e Meio), dos quais o mais alto é o do Sul, a 2.155 metros acima do nível do mar. Famosa por suas vistas naturais de caminhos íngremes e estreitos, penhascos íngremes e uma alta cordilheira.
Héng Shān, a grande Montanha do Sul
Também conhecida como Nan Yue, está localizada no condado de Hengyang, na parte central da província de Hunan. Considerada símbolo de “equilíbrio”, estende-se por 150 quilômetros com 72 picos. O ponto mais alto é o pico Zhurong, com uma altitude de 1.290 metros acima do nível do mar.
Ela possui 24 grandes rochas, 12 cavernas, 7 lagoas, 8 riachos, 20 nascentes e 3 cachoeiras em harmonia com florestas verdes, flores e grama. Também abriga muitos templos budistas.
No sopé da montanha fica o Grande Templo da Montanha Hengshan, a maior estrutura religiosa do sul da China. Abrangendo uma área de 100.000 m², é o maior grupo de edifícios antigos da província.
Héng Shān, a Grande Montanha do Norte
Localizado no condado de Hunyuan, também na província de Shanxi, no norte da China, a Heng estendeu-se por 150 quilômetros, com 108 picos, com uma altitude média de 2.017 metros. Ela é conhecida por suas cristas íngremes, picos esplêndidos, templos de formas exóticas e fontes de água. É considerada um símbolo de “permanência”.
Durante a Dinastia Han (de 206 a.C. até 220 d.C.) foi construído no local o templo taoísta conhecido como Santuário do Pico Norte (Beiyue Miao). Ao longo da história local foi várias vezes destruído e reconstruído. Outro local de culto na montanha é o Templo Hanging, construído há mais de 1 500 anos atrás num penhasco perto da montanha Héng.
Sōng Shānm, a Grande Montanha do Centro
Localiza-se na margem sul do Rio Amarelo, no noroeste da província de Henan, cerca de 63 quilômetros a sudoeste da cidade de Zhengzhou. Com 60 quilômetros de extensão, cobre uma área de 450 quilômetros quadrados. Seu pico mais alto é o Liantian, com 1.512 metros acima do nível do mar.
É nesta montanha que fica o Templo Shaolin, local mundialmente conhecido pelo treinamento de monges na arte do kung fu. Também é considerado “Parque Geológico Mundial” pelo Departamento de Ciências da Terra da UNESCO em fevereiro de 2004.