“O Filho da Terra” é uma escultura gigantesca criada em 2016 pelo escultor Dong Shubing. A imagem de um bebê adormecido, feita com blocos de arenito vermelho, mede 15 metros de comprimento, 4,3 metros de altura e 9 metros de largura. É uma das atrações do deserto de Gobi, mais especificamente no condado de Guazhou, província de Gansu.
O nome da obra significa que somos todos “filhos da terra”. O projeto e a construção foram organizados por Shubing, que também levantou os fundos necessários. Ela foi entregue como um presente à população local.
Em entrevista, Dong Shubing, que também é reitor do Departamento de Escultura da Academia de Arte da Universidade de Tsinghua, disse que a razão para a construção do “bebê gigante” era homenagear o estilo de vida local.
A escultura gigante criada por ele parece uma montanha quando vista à distância. A proposta é ser um espaço visual poderoso, em meio ao deserto, numa simbiose entre o ser humano e a natureza.
Ele usou tecnologia de digitalização 3D e gravação CNC para gerar cada bloco dessa intervenção artística pública. A partir do conceito de “escultura pós-urbana”, manifestou no cenário histórico da civilização agrícola na China uma figura com as características da época, realizando a conversa entre tempo e espaço, com ênfase na humanidade.
Deserto de Gobi
O deserto de Gobi, é o maior da Ásia. A maior parte dele está no norte do território chinês, na região autônoma da Mongólia Interior, terceira maior província da China. Também se estende para o sul do país vizinho, a Mongólia.
A nome Gobi vem do termo chinês gēbì (戈壁) que literalmente significa “deserto”. Ele cobre 27,4% das terras da China, com uma área estimada de 1.300.000 km². Além de extensas dunas de areia grande parte dele é rochosa.
O Gobi era uma passagem estratégica para a Rota da Seda, sendo usado por viajantes, comerciantes e exércitos. O deserto possui importância histórica pelo seu papel como parte do grande Império Mongol.
Fast asleep in the Guazhou Gobi desert, the giant baby statue in NW China's Gansu, known as "the child of earth", bears a wish of protecting our mother nature as we humans are all children of the earth. pic.twitter.com/jJLBvtunMe
— People's Daily, China (@PDChina) February 20, 2020