Conheça os selos criados em homenagem à imigração chinesa

Neste Dia Nacional do Selo apresentamos os selos lançados pela parceria entre Ibrachina e Correios

O Ibrachina lançou selos comemorativos ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. O item faz referência a primeira entrada oficial de chineses em São Paulo, um grupo de 107 pessoas que chegou na embarcação Vapor Malange em 1900. Em parceria com os Correios, o Instituto criou também um selo para celebrar o Ano Novo Chinês.

Ibrachina e Correios criam selos em homenagem a imigração chinesa no Brasil
À esquerda, o selo postal criado em homenagem ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. À direita, versão lançada para celebrar o Ano Novo Chinês

O Dia Nacional do Selo foi instituído para celebrar a criação do primeiro selo postal brasileiro. Ele entrou em circulação no dia 1º de agosto de 1843 a pedido de D. Pedro II. Os selos postais foram criados para que os Correios pudessem cobrar antecipadamente pela entrega de cartas. O Brasil foi o segundo país a trabalhar com esse sistema, sendo antecedido somente pela Inglaterra.

O Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil foi instituído por um projeto de lei do presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP). O projeto foi sancionado pelo presidente em exercício na época, Michel Temer. Celebrada no dia 15 de agosto, a data reforça a importância e a relevância da contribuição dos imigrantes chineses ao país.

Thomas Law, presidente do Ibrachina (esquerda) e Deputado Federal Fausto Pinato (direita)
À esquerda, o presidente do Ibrachina Thomas Law. À direita, o Deputado Federal Fausto Pinato

Além do lançamento dos selos postais comemorativo, o Ibrachina também fez outras homenagens à história dos imigrantes chineses no Brasil. A exposição “China: Tradição e Modernidade” exibiu imagens que mostram o ciclo histórico da imigração chinesa no país. O Instituto lançou também um documentário apresentando a história de três imigrantes chineses que moram em São Paulo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Qigong

Qigong, Chi Kung ou Kikō são exercícios corporais da Medicina Tradicional Chinesa. Com a finalidade de estimular e promover a circulação de energia, a técnica promove o bem estar e o equilíbrio energético.