Ibrachina e Correios lançam selo postal em homenagem ao Ano Novo Chinês

Conheça os selos criados em homenagem à imigração chinesa

Neste Dia Nacional do Selo apresentamos os selos lançados pela parceria entre Ibrachina e Correios

O Ibrachina lançou selos comemorativos ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. O item faz referência a primeira entrada oficial de chineses em São Paulo, um grupo de 107 pessoas que chegou na embarcação Vapor Malange em 1900. Em parceria com os Correios, o Instituto criou também um selo para celebrar o Ano Novo Chinês.

Ibrachina e Correios criam selos em homenagem a imigração chinesa no Brasil
À esquerda, o selo postal criado em homenagem ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. À direita, versão lançada para celebrar o Ano Novo Chinês

O Dia Nacional do Selo foi instituído para celebrar a criação do primeiro selo postal brasileiro. Ele entrou em circulação no dia 1º de agosto de 1843 a pedido de D. Pedro II. Os selos postais foram criados para que os Correios pudessem cobrar antecipadamente pela entrega de cartas. O Brasil foi o segundo país a trabalhar com esse sistema, sendo antecedido somente pela Inglaterra.

O Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil foi instituído por um projeto de lei do presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP). O projeto foi sancionado pelo presidente em exercício na época, Michel Temer. Celebrada no dia 15 de agosto, a data reforça a importância e a relevância da contribuição dos imigrantes chineses ao país.

Thomas Law, presidente do Ibrachina (esquerda) e Deputado Federal Fausto Pinato (direita)
À esquerda, o presidente do Ibrachina Thomas Law. À direita, o Deputado Federal Fausto Pinato

Além do lançamento dos selos postais comemorativo, o Ibrachina também fez outras homenagens à história dos imigrantes chineses no Brasil. A exposição “China: Tradição e Modernidade” exibiu imagens que mostram o ciclo histórico da imigração chinesa no país. O Instituto lançou também um documentário apresentando a história de três imigrantes chineses que moram em São Paulo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também