O Dia do Imigrante é celebrado no Brasil em 25 de junho, sendo uma data escolhida para lembrar da vinda de imigrantes de várias partes do mundo que ajudaram na construção e no desenvolvimento do país.
Conhecido por abrigar pessoas de todas as etnias, culturas e línguas, o Brasil tem fortes ligações com a China. Os primeiros imigrantes vindos do gigante asiático chegaram ao país no século XIX, para começar uma nova vida.
A entrada oficial dos primeiros chineses é datada de 1900, quando um navio trazendo 107 pessoas desembarcou no estado de São Paulo. A história desses imigrantes foi contada em um minidocumentário produzido pela Ibrachina com o objetivo de resgatar essa parte da história do Brasil.
A produção mostra a trajetória dos imigrantes chineses em solo brasileiro – desde a chegada dos primeiros, mais de 200 anos atrás – até sua situação nos dias atuais. São destacadas as histórias de vida de três imigrantes chineses que moram em São Paulo: o dono do restaurante China Lake, Hu Yu Guang, o médico e professor aposentado da USP, Dr. Wong Chiu Ping e a comerciante Shu Hsiang Shieh.
Seus relatos de vida tratam um pouco sobre como é o processo de integração entre as culturas brasileira e chinesa. São histórias inspiradoras, que mostram a ligação forte entre os dois povos.
O Ibrachina também desenvolveu outros trabalhos de preservação da história dos imigrantes chineses, como a exposição “China: Tradição e Modernidade”, em São Paulo e também em Brasília. Além disso, lançou um selo postal comemorativo à imigração chinesa, em 2019.
Assista na íntegra o documentário: