A editora D’Plácido realizou o lançamento do novo livro do professor Dr. Armando Luiz Rovai: “Atualidades na proteção das marcas e propriedade intelectual: combate à pirataria”. A obra é inédita, reunindo artigos científicos e entrevistas com autoridades e advogados da área da propriedade intelectual. A iniciativa tem o apoio do Instituto Sociocultural Brasil-China – Ibrachina.
Um dos entrevistados por Rovai para a confecção da obra foi o Dr. Thomas Law, presidente do Instituto. Ele abordou temas como Made in China 2025, smart cities (cidades inteligentes) e inovação.
O Brasil é um dos países que mais consome produtos pirateados no mundo, tanto físico quanto virtuais. Só em 2020, as perdas somaram R$ 288 bilhões, de acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).
O advogado João Grandino Rodas, ex-reitor da USP, recomenda o livro de Rovai, que, segundo ele “incita a todos a tomar atitudes concretas para o combate à pirataria e demonstra ser possível exercer o comércio popular com produtos originais e totalmente regulares”.
Embora existam investidas frequentes por parte das autoridades contra as falsificações e versões piratas de serviço, fica patente que, além da repressão policial, é necessário um trabalho educacional e informativo. Obras como a de Rovai, que também é o consultor jurídico da APECC, vem preencher essa lacuna e dar sua contribuição para o tema.
O livro pode ser adquirido nas livrarias ou diretamente pelo site da D’Plácido.