O grupo étnico lisu reúne mais de 650 mil pessoas. A maioria delas vive em comunidades concentradas nos condados de Bijiang, Fugong, Gongshan e Lushui da Prefeitura Autônoma Lisu de Nujiang, no noroeste da província de Yunnan. O restante está espalhado nas prefeituras ou condados de Lijiang, Baoshan, Diqing, Dehong, Dali, Chuxiong na província de Yunnan, bem como nos condados de Xichang e Yanbian na província de Sichuan.
Os lisu habitam uma região montanhosa cortada por rios. A montanha Gaoligong estabelece o limite a oeste e a montanha Biluo a leste. Ambas estão a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. O rio Nujiang e o rio Lancang fluem pela área, formando dois grandes vales.
A temperatura média da região permite que eles cultivem arroz, trigo, trigo sarraceno, sorgo e feijão. Também produzem rami e cana-de-açúcar. Muitas partes das montanhas estão cobertas por densas florestas, onde se pode colher ervas medicinais, incluindo o rizoma do fio de ouro chinês e o bulbo do fritilar. A área dos lisu também possui abundantes recursos minerais e hídricos.
História
De acordo com registros históricos, os antepassados do povo lisu viviam ao longo das margens do rio Jinsha. Eles eram liderados por “Wudeng” e “Lianglin”, duas tribos poderosas.
Durante a década de 1820, o governo Qing enviou funcionários para Lijiang, Yongsheng e Huaping, áreas onde os Lisus viviam, para substituir os chefes hereditários Naxi e Bai. Esta prática acelerou a transformação da economia senhorial feudal em uma economia senhorial e reforçou o domínio da corte Qing sobre lisu e outros grupos étnicos.
Hábitos culturais
O idioma lisu pertence à família das línguas sino-tibetanas. Em 1957, uma nova escrita alfabética foi criada para eles.
A maioria do povo lisu usa roupas feitas de fibra de cânhamo. As mulheres preferem vestidos curtos e saias longas. Suas cabeças são decoradas com contas de vidro vermelhas e brancas e colares de contas coloridas. Os homens usam calças que chegam até os joelhos. Alguns usam o tradicional turbante preto. Uma faca de corte está pendurada na cintura esquerda de um homem e uma aljava está pendurada na cintura direita.
Seus principais alimentos básicos são o milho e o trigo-sarraceno. Aqueles que caçam sempre têm carne abundante. Durante suas principais festas, matam bois e porcos. Tanto homens como mulheres bebem muito.
O povo lisu vive em dois tipos de casas. Uma delas é de estrutura de madeira, com as quatro faces formadas por tábuas de madeira de 3 metros de comprimento, e em cima delas há uma cobertura de tábuas de madeira. Parece uma caixa de madeira. A outra é de estrutura de bambu, sustentada por 20 a 30 estacas de madeira e cercada por cercas de bambu, com telhado de palha ou madeira. No centro da casa há uma grande lareira.
Os festivais dos lisu são quase os mesmos dos Han e outros povos que vivem na região. . Durante o Ano Novo Chinês, a primeira coisa que fazem é alimentar o gado com sal para mostrar respeito pelo seu trabalho.
Eles comemoram o Festival da Tocha no sexto mês do ano e o Festival do Meio Outono no oitavo mês. Os lisu que vivem nas áreas do Rio Nu e Weixi celebram o “Festival da Colheita” no 10º mês, durante o qual as pessoas trocam presentes, que geralmente são vinho e carne de porco. Durante o Festival da Colheita, eles cantam e dançam até o amanhecer.
Veja como eles celebram as primeiras colheitas (em inglês)