O tradicional Festival Qingming (Brilho Puro, em tradução livre) é celebrado na primeira metade do terceiro mês do calendário lunar chinês. Esse ano a data recairá em 5 de abril no calendário gregoriano.
Segundo o Instituto Confúcio, este é o único festival celebrado junto com o “termo solar chinês”. “Qingming”, na verdade, é um dos 24 termos solares da China, sendo o primeiro do terceiro mês do calendário chinês.
Originalmente, a celebração era basicamente agrária, pois durante o Qingming, a temperatura sobe e aumentam as chuvas. Com isso, os camponeses iniciam seus plantios e cultivos de primavera.
Posteriormente, no período das Primavera e Outono (722 a.C – 481 a.C), registrou-se a morte de Jie Zhitui, aristocrata reconhecido por sua fidelidade que jurou sua vassalagem ao Duque Wen de Jin, um dia antes do Festival Qingming.
Para homenageá-lo, as pessoas declararam um cessar-fogo por três dias consecutivos, alimentando-se somente de comidas frias, além de ir até o túmulo de Jie Zhitui para cultuá-lo. Por esse motivo, a festividade também é conhecida como “Festival de Comidas Frias”.
Outro costume é o hábito de visitar o túmulo de seus antepassados para fazer limpeza e cultos. Portanto, essa prática se tornou uma das atividades mais importantes no Festival Qingming. Foi em meados da Dinastia Tang (618 d.C – 906 d.C) que os festivais Qingming e de Comidas Frias se unificaram, dando forma às celebrações que conhecemos hoje.
Há dois costumes que os chineses praticam no Festival Qingming: limpar o túmulo e cultuar os antepassados; e aproximar-se da natureza, aproveitando o clima primaveril para diversões. Nesse dia, os chineses geralmente levam vinhos, frutas, comidas e dinheiro – feito com papel específico – entre outros objetos, para os túmulos de seus antepassados. Eles oferecem os alimentos preparados diante o túmulo e queimam o dinheiro de papel. Além disso, espalham novas terras e plantam novos galhos no túmulo. Por fim, fazem reverência antes de ir embora.
Após essa cerimônia, os chineses gostam de passear com a família, apreciando as paisagens da primavera. Esse costume os chineses chamam de “Ta Chun”, que significa literalmente, “pisar a primavera”. Além do passeio, os chineses também soltam pipa, brincam em balanços, jogam cabo de guerra, entre outras formas de entretenimento.