O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) formalizou nesta sexta-feira (20), uma parceria com o Clube Esportivo Dom Bosco, equipe de futebol mais antiga da região Centro-Oeste do país. O acordo de cooperação foi celebrado em reunião virtual, por meio de videoconferência. Logo após, foi realizada uma coletiva de imprensa com jornalistas da mídia local.
Fundado em 4 de janeiro de 1925, o Dom Bosco é sediado em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Em 2022, disputará o campeonato estadual estampando no uniforme as marcas do Ibrachina e do seu braço de tecnologia e inovação, o Ibrawork Open Innovation, entidades sediadas em São Paulo e com atuação internacional.
A reunião teve as presenças de Thomas Law, presidente do Ibrachina; Elvis Klauk, coordenador do projeto Dom Bosco/Ibrachina; Paulo Emílio de Magalhães, vice-presidente do Dom Bosco; Maurício Dias, presidente da Associação Leões da Colina (Aleco); Geandre Bucair, vice-presidente do Dom Bosco e da Federação Matogrossense de Futebol e demais membros do departamento de futebol do clube. O anúncio foi feito também à imprensa esportiva do estado, que participou da coletiva.
O acordo prevê a possibilidade de intercâmbio para atletas entre o Dom Bosco e o Ibrachina FC, braço esportivo do Ibrachina. O time foi a revelação da Copa São Paulo de Futebol Júnior este ano, com 100% de aproveitamento na primeira fase.
Dentre as atividades do Instituto existe um programa chamado Ibrachina Social, que oferece aos jovens da comunidade de Heliópolis a oportunidade de se desenvolverem como atletas de alto rendimento. Nesse contexto, revela atletas para o clube, que é filiado à Federação Paulista de Futebol e disputa competições nas categorias de base.
“Além de podermos realizar intercâmbios de atletas, principalmente da base, essa parceria tem como objetivo fomentar projetos sociais, divulgar o trabalho do Ibrawork, que visa a formação e capacitação de profissionais e crescimento de startups, além da divulgação internacional das marcas, trazendo benefícios mútuos para os envolvidos”, disse Thomas Law. Ele ressaltou que os dois clubes têm a preocupação com a responsabilidade social como outro ponto em comum.
O coordenador Elvis Klauk ressaltou que “a parceria seguirá com os projetos de curto, médio e longo prazo que vão de intercâmbio de atletas da base e profissional, projetos sociais que vão além do futebol e do Brasil. Todos ganharão com essa parceria: o Dom Bosco,o Ibrachina e o futebol nacional”.
A parceria prevê a possibilidade de intercâmbio de jogadores das categorias de base – fundamental na estrutura dos clubes para formarem jogadores profissionais – bem como os projetos sociais, cujas ações foram celebradas por Paulo Emílio de Magalhães e Maurício Dias.
“Fortaleceremos cada vez mais os nossos projetos sociais para que crianças e jovens do nosso Estado tenham a oportunidade de terem acesso ao esporte, lazer e educação”, asseverou Dias, Presidente da associação “Leões da Colina”, como o time é chamado pelos torcedores.