Na cultura chinesa, o Moon Festival (Festival da Lua) é uma tradição milenar. Para marcar a data, na próxima sexta-feira (29), será celebrado o Moon Festival by Chinese Bridge Club in São Paulo (CBCSP), em parceria com o Instituto Confúcio na UNESP.
A celebração também marca o “Dia Municipal do Ibrachina”, incluído no calendário oficial da cidade pela Lei 17.197/2019, de autoria da vereadora Adriana Ramalho.
O Moon Festival, que tem apoio do Ibrachina, ocorre a partir do meio-dia, na sede do Ibrawork, Rua Augusta, 1917, 6º andar. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar os ingressos nas plataformas Sympla e EventBrite.
A programação inclui apresentação do Ibrachina Musical Project e Karaokê Chinês. Também haverá workshops de pintura e caligrafia chinesa, recorte de papel, lanternas chinesas e charada em chinês. Serão servidos pratos típicos da gastronomia chinesa, além do tradicional mooncake (Bolo da Lua).
Segundo o calendário chinês, o Moon Festival ocorre anualmente no 15º dia do 8º mês lunar, marcando o fim da colheita de verão. As famílias se reúnem em para celebrar a abundância nessa que é a segunda data mais popular na China, atrás apenas do Ano Novo.