O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é celebrado em 27 de abril. Tanto criatividade quanto inovação têm sido abraçadas pelo povo chinês com o objetivo de apoiar o empreendedorismo em massa e o desenvolvimento do país.
Na visão dos chineses, a inovação criará um novo impulso para os países alcançarem o crescimento econômico, além de gerar empregos e novas oportunidades para todos, incluindo mulheres e jovens.
A inovação sempre fez parte da economia chinesa e, nos últimos anos, o setor de criatividade tem feito com que o país se sobressaia entre as grandes potências mundiais.
O país tem passado por grandes transições e as empresas privadas estão trabalhando para promover essa mudança.
Dados do relatório de 2020 da UNCTAD sobre a economia criativa global já apontavam para esta realidade, indicando que as indústrias criativas da China estão superando as de outros países.
A tecnologia tem impulsionado o setor, principalmente a indústria. 25% delas já estão preparadas para a chamada Indústria 4.0. No Brasil, por exemplo, apenas 2% das indústrias estão preparadas para esta nova realidade.
Os chineses entendem também que suas criações também beneficiarão todo o mundo, por isso apostam tanto nesse entendimento de criar inovação em massa.
Há algumas iniciativas chinesas de inovação que estão relacionadas com um tema transversal, que é a sustentabilidade e ESG.
Reduzir a poluição
O Governo da China anunciou recentemente três ações para diminuir drasticamente a poluição: reduzir a emissão de dióxido de carbono em 18% até 2025; reduzir em 10% a concentração de partículas inaláveis finas (MP2,5) nas médias e grandes cidades; e reduzir o consumo de carvão nas regiões de Pequim, Tianjin, Hebei e Delta do Rio Yangtze entre 5% e 10% até 2025.
Política ambiental
A proteção da biodiversidade foi incluída no plano de desenvolvimento econômico e social da China através da formulação da Estratégia e Plano de Ação para a Conservação da Biodiversidade da China (2011-2030). Além disso, o país promulgou mais de dez leis e regulamentos voltados para a conservação da biodiversidade.
Abordagens ecologicamente corretas
A China atualizou uma diretriz sobre a proteção ambiental em operações no exterior e as empresas passarão a aderir abordagens ecologicamente corretas durante todo o ciclo de vida de seus projetos.
Saiba mais aqui.