Nesta terça-feira (13) é celebrado o Dia do Turista. A data foi criada pelo Ministério do Turismo do Brasil para estimular a atividade turística. Dados de antes da pandemia indicam que cerca de 90 mil brasileiros visitam a China por ano.
De fato, a China tem investido muito na promoção do turismo. Com o lema “Além de sua imaginação”, o Ministério do Turismo chinês divulga os principais destinos turísticos do país em diversas mídias. Estes são cinco dos principais:
Cidade Proibida – Beijing
O Museu do Palácio, também conhecido como Cidade Proibida, é o maior e mais completo complexo arquitetônico antigo construído em madeira da China e do mundo.
A Cidade Proibida é estruturalmente composta pelo Pátio Externo e Pátio Interno. O Tribunal Externo também é conhecido como o Tribunal da Frente, com o Salão da Suprema Harmonia ou Salão do Carrilhão Dourado, Salão da Harmonia Central e Salão da Preservação da Harmonia em seu núcleo como o local onde os imperadores exerciam o poder e realizavam cerimônias. O Pátio Interno inclui o Palácio da Pureza Celestial, o Salão da União e o Palácio da Tranquilidade Terrena em seu núcleo, bem como os Seis Palácios Ocidentais e os Seis Palácios Orientais, e é onde os imperadores feudais e as concubinas imperiais viviam e comumente conhecidos como “Três Palácios”. Palácios e Seis Pátios”.
Entrando no Museu do Palácio, os visitantes podem experimentar a visão ampla das esplêndidas dinastias imperiais a partir da diversificada sinfonia arquitetônica. Eles podem capturar a atmosfera suave da vida da corte imperial, dos móveis dos seis palácios ocidentais e seis orientais e do requintado layout do jardim da Corte Interna, e podem ter uma sensação das vicissitudes históricas de conflitos domésticos e agressões estrangeiras que os A nação chinesa sofreu há cem anos com a cortina desbotada e enrolada do Gabinete Oriental no Salão do Cultivo Mental.
O tempo recomendado de visita é de 2 a 4 horas.
Horário: Abril a Outubro: 8:30 às 17:00 / Novembro a Março: 8:30 às 16:30
Fechado às segunda-feira (exceto feriados nacionais e alta temporada – julho a agosto)
Saiba mais no site oficial: https://en.dpm.org.cn/
Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China tem uma história milenar. Trata-se de uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra os invasores, principalmente os mongóis.
Na verdade, várias muralhas estavam sendo construídas no século VII a.C., que mais tarde foram unidas e tornadas maiores e mais fortes, no que agora é referido como a Grande Muralha.
A porção da Muralha de Badaling está localizada na entrada norte do Caminho Antigo da Colina Jundu no Condado de Yanqing, Pequim, e reconhecida como Patrimônio Mundial pelas Nações Unidas.
Trata-se da seção mais bonita e imponente da Grande Muralha. Como uma barreira que defende Beijing, possui picos que se elevam acima do terreno íngreme. A majestosa parede ondula estende-se ao longo das colinas íngremes. Atualmente, oferece várias atrações, com a seção aberta da Grande Muralha, o Museu Chinês da Grande Muralha e o Badaling Great Wall Circle Cinema. Também possui três jardins paisagísticos e a Cidade Antiga de Chadao como dois pontos cênicos complementares.
A melhor época do ano para visita é nos meses de abril, maio, setembro e outubro.
O tempo de visita recomendado é seis horas.
Horário de Funcionamento: 07:30-17:30.
Saiba mais no site: https://english.visitbeijing.com.cn/article/47OOq6IToam
Templo do Céu
O Templo do Céu faz parta da lista de Patrimônio da Humanidade. Costumava ser um local onde os imperadores das dinastias Ming e Qing ofereciam sacrifícios aos céus. Após constante reforma e expansão, foi finalmente concluído durante o reinado do Imperador Qianlong.
O complexo é composto pelo Altar do Monte Circular e o Salão de Oração das Boas Colheitas, com duas camadas de paredes circundantes. Seu estilo arquitetônico, com uma parte quadrada ao sul e uma parte redonda ao norte, é conhecido coletivamente como “Paredes do Céu e da Terra” e simboliza a antiga crença chinesa de que os céus são redondos e a Terra, quadrada.
No caminho pavimentado com lajes, da Abóbada Imperial do Céu até o portão, existem 3 lajes, chamadas de Pedras do Som Triplo. Com a porta e as janelas da Abóbada Celestial Imperial fechadas e sem obstrução ao redor, se alguém ficar na primeira laje e bater palmas, poderá ouvir um eco; ficar na segunda laje e bater palmas produz dois ecos e ficar na terceira laje e bater palmas produz três ecos.
Pode ser visitado o ano todo.
Tempo de visita recomendado: 1 a 2 horas.
Horário de funcionamento: abril a outubro: das 6:00 às 20:00 / novembro a março, das 6:30 às 21:00.
Endereço: Tiantan Road, Distrito de Dongcheng, Beijing, China
Saiba mais no site: http://en.chinaculture.org/gb/en_travel/2003-09/24/content_34649.htm
Torre de Rádio e TV Pérola Oriental – Shangai
A Oriental Pearl Radio & TV Tower é o marco de Shangai, a maior cidade da China. A torre tem 467,9 metros de altura, sendo composta por uma série de 11 esferas de diferentes tamanhos.
No alto, há um restaurante rotativo, o Museu de História Municipal de Shangai e a Cidade Espacial neste local turístico. Das três esferas principais localizadas em diferentes alturas, os visitantes podem apreciar a paisagem de Shangai em ambos os lados do rio Huangpu. Em particular, quando estão no corredor panorâmico transparente de 259 metros de altura, os visitantes podem andar como se estivessem “andando no ar” e ter um panorama de toda a cidade. Subir ao andar panorâmico durante a noite e desfrutar do esplendor desta “cidade que nunca dorme” é também uma experiência deslumbrante que não deve perder.
Ao visitar a Torre de Rádio e TV Pérola Oriental, reserve um tempo para aproveitar ao máximo o grande espetáculo de ambas as margens do rio Huangpu, que oferece belas vistas do monte Sheshan e a ilha Chongming.
Tempo de visita recomendado é 2 horas. Horário de Funcionamento: das 8:00 às 21:30
Saiba mais no site: https://www.meet-in-shanghai.net/travel-city/top-highlights/detail.php?id=502
Buda gigante de Leshan
O Buda Gigante de Leshan foi esculpido na encosta do Monte Emei, em Chengdu, província de Sichuan, onde convergem os rios Min, Qingyi e Dadu. É a maior figura de Buda esculpida em pedra do mundo.
A estátua gigante foi esculpida em 713 d.C. e concluída em 803 d.C., custando uma quantidade sem precedentes de mão de obra e recursos materiais. Em 1996, passou a integrar a Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A estrutura do Buda Gigante chama atenção pelos detalhes: 1.021 fios de cabelo individuais foram esculpidos em sua cabeça enquanto um manto foi esculpido como parte do Buda; o corpo é projetado para drenar a água após a chuva para evitar a erosão.
A estátua de Buda foi construído para ser completamente simétrico. Ele tem 71 metros de altura, com uma cabeça de 10 metros de larguras, orelhas com 7 metros, nariz de 5,6 metros e olhos com 3,3 metros. A largura de ombro é de 28 metros e os pés medem 8,5 metros cada, onde podem sentar-se mais de 100 pessoas.
Melhor época para visitas são de março a junho e de setembro a novembro, quando a temperatura é mais amena.
Tempo de visita recomendado: um dia inteiro. Dica: viaje para Chengdu e pegue o trem rápido para o Monte Emei. A viagem leva cerca de 1 hora e meia.
Fotos: Adobe Stock