A importância de se vacinar toda a população-alvo na campanha contra a Covid-19 recebeu novo estímulo. Estudos indicam que essas vacinas são importantes para diminuir a quantidade de mortes no Brasil, segundo Wanderson de Oliveira, secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF, tendo por base dados do sistema OpenDataSUS. A análise indica que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra mortes e pode evitar até 97% dos óbitos de pessoas infectadas.
O Brasil já está se aproximando ao número de 510 mil mortes por coronavírus, dados que preocupam o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com atualizações diárias de contaminação e óbitos por covid-19, os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina apresentam maior condição de contágio, somando juntos 1 milhão de infectados.
Ainda à procura de respostas, pesquisadores estão intensificando buscas para descobrir a origem do vírus que passou a contaminar humanos. Mesmo após mais de 1 ano de pandemia, até este momento não há dados concretos sobre a origem desta infeccção.