BRASIL
Ministro da Saúde anuncia que 3ª dose para idosos e imunossuprimidos estará disponível a partir de 15 de setembro
Marcelo Queiroga anunciou na noite desta terça-feira (24) que a partir de 15 de setembro será disponibilizada uma “dose de reforço” contra a Covid-19 para idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas (transplantadas recentemente, com câncer, queimaduras graves, etc).
Segundo os cálculos do Ministério da Saúde, até a metade do mês que vem toda a população com mais de 18 anos já terá recebido pelo menos uma dose da vacina.
SÃO PAULO
Capital exigirá “passaporte da vacinação” para entrada em grandes eventos
A prefeitura de São Paulo anunciou que passará a exigir documento que comprove que o cidadão tomou a vacina contra a covid para entrar em grandes eventos, como partidas de futebol e feiras.
O controle será feito com apresentação de carteirinha de vacinação ou aplicativo do e-Saúde, que gera um QR Code individual e pode ser aberto em dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets.
A Secretaria de Saúde disse que não será necessário apresentar o documento em bares e restaurantes e no comércio em geral.
MUNDO
Uruguai vacina 70% da população e atinge a “imunidade de rebanho”
O Uruguai atingiu nesta terça-feira (24) a marca de 70% de sua população imunizada contra o novo coronavírus. Mais de 2,4 milhões de pessoas já receberam duas doses da vacina. O programa de vacinação do país começou no início de março e seu principal objetivo era atingir a cobertura da “imunidade de rebanho”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu no ano passado que esse é o índice para alcançar a chamada “imunidade de rebanho”, quando a crise sanitária local seria controlada. Contudo, especialistas contestam a previsão. Entre os motivos para isso está o surgimento de novas variantes e a situação em países como Israel que vacinou mais de 75% da população, mas continua tendo óbitos causados pela doença.