Foto de capa: Antonio Fonseca
Ouça a matéria:
Para tentar conter os efeitos da pandemia, o Maranhão vai adotar o primeiro “lockdown” do país: a medida, que é a maior restrição possível na circulação de pessoas em um território, já foi adotada na China, Espanha e Itália. Os bloqueios começam na próxima terça-feira (5/5) em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
A medida foi determinada pela Justiça, a partir de ação do Ministério Público do Maranhão, após um levantamento constatar ritmo elevado de crescimento do coronavírus no estado. O governador Flávio Dino informou que seguirá a medida. De acordo com a decisão, ficarão suspensas todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas.
No Rio de Janeiro, foi inaugurado um hospital de campanha no Complexo do Riocentro para atender, exclusivamente, pacientes com o vírus. A unidade, entretanto, ainda tem 400 leitos a menos que a capacidade total e não terá todos os equipamentos necessários para tratar os casos mais graves da doença. Nesse primeiro momento, apenas 100 leitos estão disponíveis, sendo 20 de UTI. A Prefeitura do Rio não informou exatamente quando a unidade estará funcionando por completo.
O prefeito Marcelo Crivella disse na manhã de hoje que avalia a possibilidade de endurecer as medidas de isolamento social no Rio. Uma delas seria a de multar empresas que permitirem acesso de pessoas sem máscaras de proteção facial.
O estado do Rio de Janeiro confirmou mais 60 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, chegando ao total de 854 óbitos. O aumento em um dia foi o segundo maior desde a confirmação do primeiro caso da doença no estado, em 5/3, e fica atrás apenas do recorde de 61 mortes registrado na última terça-feira (28/4).
Os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 na cidade de São Paulo sofreram uma aceleração, registrada pela Prefeitura a partir do dia 23/4. Na última segunda-feira (27/4), o número chegou à marca de 3,1 mil registros diários. Entre o dia 26/2, quando a capital teve o primeiro caso confirmado, até o dia 23/4, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou em média 812 notificações por dia.
O hospital de campanha montado no Complexo do Ibirapuera, na Zona Sul da capital, começou hoje a receber pacientes de COVID-19. A unidade funciona de portas fechadas e possui 268 leitos para casos menos graves. Ao longo do dia, pelo menos quatro ambulâncias entraram com pacientes na unidade.
O número de enterros na cidade de São Paulo até dia 22/4 foi 18% maior do que no mesmo período do ano passado. Com a pandemia do coronavírus, o número subiu para 6.171, informou o Serviço Funerário da Prefeitura de São Paulo. O Estado registrou 2.735 mortes pelo novo coronavírus e mais de 28 mil casos confirmados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta sexta-feira, o Brasil registrou 6.017 mortes provocadas pela COVID-19 e 87.364 casos confirmados da doença em todo o país.
Protótipo de vacina brasileira contra COVID-19 será testado em animais
O imunologista Gustavo Cabral, responsável por chefiar a pesquisa para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, afirmou que a formulação da vacina para a COVID-19 já está bem adiantada. Os trabalhos in vitro também estão caminhando e partindo para os testes pré-clínicos em modelos animais nas próximas semanas. Em entrevista ao jornal El País, o imunologista contou que ele e sua equipe trabalham incessantemente no projeto.
Na China, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong desenvolveram um tipo de desinfetante que promete proteção contra vírus e bactérias em superfícies por até 90 dias, o que dura bem mais do que os produtos convencionais. Segundo os cientistas, a fórmula demorou dez anos para ser concluída e o seu uso já pode ajudar no combate ao novo coronavírus a partir da higienização de superfícies de contato. Testes clínicos foram feitos neste ano em um hospital de Hong Kong e um lar de idosos. O produto foi aprovado em fevereiro e deve começar a ser comercializado neste mês.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS NO BRASIL EM TEMPO REAL
LINKS RELACIONADOS
- De 96,9 milhões de cadastros para auxílio emergencial, 33,8% não se enquadram
- Mundo tem mais de 1 milhão de pessoas recuperadas do coronavírus
- As cinco manifestações do coronavírus na pele
- Empresa alemã começa a testar vacina contra coronavírus em humanos
- OMS diz que pandemia de coronavírus ainda é emergência de saúde internacional
FAKE NEWS
- É #FAKE que caixões de vítimas do coronavírus foram desenterrados em Belo Horizonte e havia apenas pedra e madeira dentro
- É #FAKE que governador da BA pediu para prefeita de Porto Seguro ‘inventar’ 200 casos de coronavírus para receber dinheiro do governo federal
- É #FAKE que poema sobre quarentena foi escrito de forma profética por romancista do século 19
- É #FAKE mensagem que fala em doação de combustível para trabalhadores pela Petrobras em meio a pandemia