O presidente do Ibrachina, Thomas Law, participou da Sessão Solene em comemoração ao Dia do Imigrante Chinês realizada na Câmara Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (15).
O requerimento foi da vereadora Edir Sales, autora da lei 16.702, de 2017, que incluiu a data no calendário oficial da capital. O dia 15 de agosto marca também o aniversário das relações diplomáticas Brasil-China, que este ano completam 48 anos.
Em sua fala, Law agradeceu a iniciativa da vereadora e da Câmara Municipal, ressaltou a importância da data e lembrou que várias outras cidades do país também comemoraram o Dia do Imigrante Chinês.
Parabenizou também o prefeito Ricardo Nunes e o Conselho de Segurança da 25 e Sé pelo trabalho que realizam em prol da cidade. Elogiou ainda o trabalho da embaixada da China e o do Consulado Geral da China em São Paulo em prol da comunidade chinesa e pelo fortalecimento dos laços bilaterais.
“As relações Brasil-China mostram que os países são parceiros econômicos e, mais que isso, têm laços históricos”, lembrou Thomas Law. “Temos muitos exemplos de pessoas, de famílias, que passaram por um difícil processo de imigração. É necessária valorizá-las e também os empreendedores chineses que trabalham no Brasil, sejam pequenos, médios ou grandes”, asseverou.
Thomas reforçou que a China tem um papel fundamental no mundo hoje, “seja nos BRICS, seja na Nova Rota da Seda”. Por isso, o Brasil deveria se aproximar mais dos chineses, para desenvolverem projetos em conjunto, em especial na área de infraestrutura.
“Comemorar os 48 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Brasil-China é também uma forma de valorizar esses imigrantes tão importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. Tenho gratidão ao meu amigo Dr. Mário Marcovícchio, presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) 25 de Março, por promover o primeiro contato com essa comunidade tão unida e trabalhadora”, afirmou a vereadora Edir Sales.
Estima-se que a comunidade chinesa em São Paulo ultrapasse 300 mil pessoas, sendo a maior da América Latina.