A China tem como tradição a filosofia da piedade filial confucionista, que é o respeito aos antepassados. Por isso, o Dia das Mães não fazia parte do calendário oficial, pois de certa forma, “todo dia é dia das mães”.
Mas a tradição ocidental fortaleceu essa data no mundo todo e, considerando seu forte apelo comercial, em 1980 a China adotou a data comemorativa no país, celebrando as mães no segundo domingo do mês de maio.
Mesmo seguindo a data ocidental, a China faz questão de manter seus princípios tradicionais nesta comemoração que está muito ligada com a história da mãe do filósofo Mencius, chamada Zhang, que o criou sozinha após a morte do marido.
Zhang e seu filho moraram em três casas diferentes, pois a mãe queria um ambiente adequado para criar seu filho que, mais tarde, passou a ser considerado como o “Segundo Sábio”.
Essa ascensão intelectual de seu filho só foi possível depois que se mudou para uma casa ao lado de uma escola, fazendo com que Mencius se tornasse um aluno dedicado.
Como se comemora o Dia das Mães na China
Além da comemoração de maio, a China comemora o Dia das Mães oficial no segundo dia do quarto mês do calendário lunar, para poder homenagear a mãe de Mencius.
Nesses dias, os filhos presenteiam suas mães com cravos e lírios. Segundo a tradição chinesa, as mães plantavam essas flores quando seus filhos saiam de casa.
Presentes comprados em lojas também são apreciados, mas na tradição chinesa os presentes pessoais e com significados são mais valorizados.