Especialistas de grande gabarito no direito esportivo participaram do Summit do Esporte, nesta segunda (25). Os temas debatidos são integridade, direitos humanos e gestão no esporte. O Fórum, uma iniciativa do Ibrachina, em parceria com a Academia Nacional de Direito Esportivo (ANDD) e o site Lei em Campo, foi realizado durante a feira COB Expo, no Centro de Evento Pro-Magno, em São Paulo.
Os diferentes painéis do evento tiveram a participação dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo Bastos, Alexandre Ramos, Douglas Alencar e Sérgio Pinto Martins. Também falaram no Summit Ricardo Sayeg, professor de Direito Econômico da Faculdade de Direito da PUC-SP, Terence Zweiter, diretor-executivo da ANDD, e a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, entre outras personalidades do meio esportivo. Participaram da abertura do evento o Dr. Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ, e vice-presidente do CEDES; e Henrique Law, presidente do Ibrachina FC, clube formador nas categorias de base.
Teoria e prática do futebol
Na abertura do evento, Thomas Law, presidente do Ibrachina, destacou que a união da teoria acadêmica com a vivência do clube é fundamental quando se fala de integridade esportiva. Além de ter experiência com o ensino do Direito Esportivo, na PUC-SP, Thomas é um dos dirigentes do Ibrachina Futebol Clube, presidido por seu irmão, Henrique Law.
“É uma grande alegria termos, de um lado, a teoria do direito acadêmico, e do outro, a parte prática no Ibrachina FC, com o diretor Giba e toda equipe. O nosso objetivo é ser o maior clube-empresa do Brasil na formação das categorias de base”, afirmou.
A casa do Ibrachina Futebol Clube é o Ibrachina Arena, estádio certificado pela FIFA, localizado na Mooca. Ele sediará a Copinha feminina em São Paulo e, a exemplo deste ano, será uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.
Em sua fala, o presidente do Ibrachina enfatizou as ações do Ibrachina na promoção esportiva. “Para 2024, estamos organizando um Summit de alto nível na China que envolverá os comitês olímpicos chineses. Ano que vem completam-se 50 anos das Relações Diplomáticas Brasil-China”, pontuou.
Programação
A palestra inaugural do Summit do Esporte ficou a cargo de Henrique Law, que falou sobre o “Projeto Ibrachina, perspectivas e Futuro”. Ele fez uma retrospectiva da história do Ibrachina Futebol Clube, fundado em 2020, que começou com os projetos sociais do Instituto. Hoje eles atendem cerca de 200 jovens e adolescentes nas comunidades de Heliópolis e São Mateus.
“Vimos o potencial desses meninos para serem atletas de alto rendimento. Queríamos dar uma continuidade na formação deles. E não só como atletas, mas como cidadãos de bem. Esse sempre foi e sempre será nosso maior objetivo”, contou Henrique. O time comandado por ele tem equipes de base nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Desde o surgimento do clube, vários atletas se destacaram e foram negociados com diferentes equipes tradicionais do futebol brasileiro, como Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro.
Na sequência do Summit, ocorreram quatro painéis, com os temas “A integridade e os julgamentos esportivos”, “Integridade, Apostas e manipulação de resultados”, “Integridade e gestão no esporte e os impactos da SAF” e: “Integridade, Direitos Humanos e os Contratos de Trabalho no Esporte”.
O Ibrachina FC tem um stand na feira, onde divulga seu trabalho.
Thomas e Henrique Law recebem Voto de Júbilo da Câmara de SP
Presente ao evento, a vereadora Edir Sales falou sobre a importância do esporte, uma causa que ela sempre defendeu em sua trajetória política. Em sua opinião, o Summit estimula a reflexão e a busca de soluções para toda a comunidade esportiva brasileira. “O Summit do Esporte foi amplamente divulgado pela mídia brasileira, demonstrando o brilhantismo do evento e de seus idealizadores”, disse a vereadora.
Na ocasião, Edir Sales entregou o voto de júbilo e congratulações da Câmara Municipal de São Paulo ao Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) pela realização do Summit do Esporte. A honraria foi dada a Thomas e a Henrique Law.