Maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 é realizado nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo, na capital paranaense.
O destaque da agenda nesta quinta-feira foi o lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, a FP Smart Cities. A iniciativa foi do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara Federal e do Congresso Nacional que preside a nova Frente Parlamentar, cujos trabalhos serão desenvolvidos com o apoio do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), cujo presidente, Thomas Law, assume a secretaria executiva.
A cerimônia foi aberta com um discurso do deputado Ramos, que falou remotamente desde Brasília. Também falaram o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), vice-presidentes da frente para a Câmara e o Senado.
Ramos explicou que a FP Smart Cities tem por finalidade congregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania. Essa missão será cumprida a partir de soluções tecnológicas e inovadoras e da iminente transformação digital, com observância prioritária à sustentabilidade, aos direitos humanos e às boas práticas ESG, inclusive frente aos desafios da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Frente Parlamentar se estabelece estrategicamente numa legislatura em que o Congresso Nacional discute a consolidação e a atualização de marcos regulatórios diversos relacionados direta e indiretamente à temática, a exemplo da instituição da Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI) – formulada no Projeto de Lei 976/21.
Tendência global
Presente no evento, o deputado Evair de Melo reforçou que cidade inteligente é, cada vez mais, sinônimo de conectividade, tecnologia e inovação. “É a melhor forma de engajarmos os nossos jovens na criação e no desenvolvimento de soluções. Na era digital que vivemos, a juventude deve ocupar posição de protagonismo, com liberdade para pensar e agir, de modo que a gestão municipal seja cada vez mais eficiente e integrada”, disse.
Por sua vez, o senador Izalci Lucas apontou que a existência de cidades mais acessíveis, diante de uma população cada vez maior, é um grande desafio. “A população reivindica mais segurança e mobilidade. E as cidades inteligentes também atingem outros setores como a educação e o meio ambiente”, afirma o parlamentar.
Empossado como secretário-executivo, o advogado e empresário Thomas Law enfatiza que a implementação da Frente Parlamentar voltada para smart cities está em sintonia com uma tendência global. “É um tema transversal, que engloba os maiores e mais iminentes interesses, na linha da sustentabilidade, das boas práticas ESG e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Por isso, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada”, destacou.
Na parte da manhã, Evair de Melo e Thomas Law comandaram o workshop “A importância do Legislativo na Criação de uma Smart City”, que debateu o tema com o vereador de São Paulo Rubinho Nunes e o vereador de Curitiba Pier Petruzziello, sendo mediados por Musa Miranda.
[wonderplugin_slider id=11]