Foto de capa: Zhao Guangliang/People’s Daily Online
A UNESCO iniciou as escavações na região do Palácio Wulong (Palácio dos Cinco Dragões), localizado no antigo complexo de edifícios da Montanha Wudang na Província de Hubei, marcando a primeira atividade deste tipo em grande escala neste patrimônio cultural mundial.
Segundo a Organização, os palácios e templos que constituem este grupo de edifícios seculares, conhecidos como a “terra sagrada taoísta”, são exemplos da arquitetura chinesa e das realizações artísticas das dinastias Yuan, Ming e Qing. Registros históricos apontam que o complexo foi erguido durante a Dinastia Ming (1368-1644).
O Palácio Wulong abriga cerca de 850 templos que estão entre os primeiros construídos no antigo complexo de edifícios. Além disso, a região mantém também um grande número de construções antigas e relíquias, motivo pelo qual é considerado um local de proteção cultural nacional.
De acordo com Zeng Ke, pesquisador do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia de Hubei, a escavação visa solucionar algumas questões relacionadas ao projeto geral, idade, função e contexto histórico do Palácio Wulong. Além disso, a ideia é fornecer uma base científica para a proteção abrangente das relíquias culturais e facilitar o desenvolvimento do turismo nas montanhas de Wudang.
Patrimônios da Humanidade classificados pela UNESCO na China
Os tulous chineses são residências comunitárias típicas do povo hakka que vivem em Fujian, no sul da China. Os “edifícios térreos” são construções circulares dispostas em torno de um santuário. Esse tipo de configuração defensiva faz parte da arquitetura hakka: o complexo tem somente uma porta de acesso, não possui janelas nos níveis mais próximos ao chão e as paredes externas são grossas e feitas de argila e areia.
O Templo do Céu é um dos exemplos mais representativos da arquitetura ritualística chinesa. O design reflete as leis cosmológicas que os chineses acreditam serem fundamentais para o funcionamento do universo. Os edifícios refletem a relação entre o céu e a terra.
O Grande Buda de Leshan, escultura de 71 metros de altura que possui mais de 1.300 anos, é a maior representação de Buda no mundo. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996 e é considerado um local sagrado, atraindo budistas do mundo inteiro.