A carioca Christien Scarpa começou a estudar mandarim em 2004, quando ainda cursava a faculdade de Direito. Em 2006, visitou a China como turista, uma experiência que mudou sua vida. “Apaixonei-me pelo país, pela cultura, pela medicina chinesa, pelo povo chinês e mais ainda pelo Mandarim”, contou ela em entrevista ao Ibrachina.
No ano seguinte, Christien recebeu uma bolsa de estudos do governo chinês, para estudar Mandarim na Northwestern Polytechnical University, em Xi’an. Em 2010, já formada em Direito no Brasil, ganhou uma bolsa de mestrado em Direito Internacional na mesma Universidade.
Mudou-se com o marido brasileiro para Xi’an. Como ele não falava mandarim, tornou-se professora do esposo. “Ele conseguiu em 6 meses o que levei mais de 2 anos para aprender. Essa foi a minha primeira experiência ensinando chinês. Naquele momento descobri que eu queria ser professora da língua”, explica.
A formação na China abriu muitas portas e Christen foi convidada para trabalhar em uma empresa multinacional, em Shanghai. Nessa época ensinou chinês para amigos brasileiros e estrangeiros que moravam em Shanghai. “Eles já haviam estudado, mas não conseguiam se comunicar em chinês”, lembra.
Essas experiências fizeram Christien decidir ser professora em tempo integral. Desde 2016 dedica-se exclusivamente ao Programa Chinês Online. “Escolhi um projeto online para aproveitar a tecnologia e levar o meu método e conhecimento para pessoas de qualquer parte do mundo. Passei todo 2017 aprimorando o método, e em 2018, abri minha primeira turma, com a minha plataforma online”, destaca.
O método desenvolvido pela brasileira foca nas habilidades de entradas (ouvir e entender/ ler e entender) e habilidades de saídas (falar com fluidez e segurança/ escrever textos usando o Teclado Chinês Simplificado), mesmo para o aluno que não sabe nada sobre o idioma. “Assim, desde o início, ao invés de escrever nihao, o aluno já aprende a escrever 你好, utilizando o Teclado Chinês Simplificado”, explica.
A professora gravou uma série de aulas de mandarim em 2018 e começou a divulgá-las nas redes sociais. “Com o passar do tempo, percebi que muitos alunos chegavam no meu canal do Youtube totalmente do zero, ou que vieram de outros métodos, mas não sabiam ler ideogramas básicos. Outros, até conheciam as frases, mas ficavam escrevendo com alfabeto romano. Cada um em um nível e cada um com um método”, pontua.
Foi então que ela passou a oferecer um curso intensivo gratuito, que equivale a mais de 3 meses de aulas em curso presencial. Ele inclui tutoriais, quizzes, correção dos exercícios de todos os participantes, pelo chat do YouTube e tira-dúvidas pelo direct do Instagram.
Ao falar sobre o crescente interesse de brasileiros em aprender mandarim, a professora pontua que existem motivações diferentes. Christien explica que atende a três grupos distintos: pessoas que já moram na China (por trabalho, negócios, estudo ou casamento), mas que ainda não conseguiram aprender chinês; pessoas que se interessam pela China e pela língua, visando grandes oportunidades profissionais e comerciais; e as pessoas que gostam da cultura chinesa, dos doramas chineses, da música, da comida, da Medicina Chinesa, ou que têm curiosidade e gostam de novos desafios.
Ela acredita que esse interesse tende a continuar crescendo, pois a China continua sendo o maior parceiro comercial do Brasil, e que é preciso desmistificar que o mandarim é uma língua difícil para brasileiros. Por isso, convida todos a acompanhar seu trabalho nas redes sociais e conhecer seu curso.
Saiba mais sobre o trabalho da professora Christien Scarpa:
Instagram https://www.instagram.com/christienscarpa/
YouTube https://www.youtube.com/@ChristienScarpa
TikTok: https://www.tiktok.com/@christienscarpa
Telegram: https://t.me/christienscarpatelegram