Distando apenas três quilômetros da famosa Las Vegas Boulevard, onde se concentram os mais famosos hotéis e casinos de Las Vegas, há um enorme distrito asiático, conhecido como Chinatown. A área, na esquina da Spring Mountain Road e da Valley View, se desenvolveu nas últimas duas décadas.
Semelhante a um shopping a céu aberto, o Chinatown Plaza é uma ótima opção de gastronomia, com grande diversidade de restaurantes e uma decoração que oferece o cenário atrativo para fotos temáticas. Seu portão colorido, adornado com dragões, inspirado na Dinastia Tang e uma estátua que remete ao clássico livro “Jornada Para o Oeste”, são os lugares favoritos para registros dos turistas.
Entre os restaurantes mais conhecidos estão o Harbour Palace Seafood, para quem gosta de frutos do mar, e o Sam Woo BBQ para quem prefere churrasco. Uma das atrações do local está o Chubby Cattle, restaurante que oferece ingredientes que correm ao longo de uma esteira. Os fregueses escolhem o que desejam e montam seu prato.
Apesar do nome, o Chinatown Plaza não possui apenas restaurantes chinesas. O local abriga a Escola Loham de Kung Fu Shaolin, lojas de artesanato, a única livraria chinesa do estado de Nevada, um supermercado asiático, uma loja de ervas chinesas, uma loja especializada em jade e muitas outras opções.
Também reúne negócios de imigrantes filipinos, coreanos, tailandeses e vietnamitas. Na época do Ano Novo Chinês, há uma grande confraternização e apresentações de dança do Leão e do Dragão, além de espetáculos de fogos de artifício.
Eles formaram a Comunidade Asiática-americana e das ilhas do Pacífico (AAPI na sigla original). Com o crescimento do interesse pela comida e cultura, criaram uma segunda Chinatown, na região sudoeste da cidade, na Rainbow Boulevard entre Warm Springs e Windmill.
Catherine Francisco é presidente da Câmara de Comércio da AAPI em Las Vegas, disse que a expectativa é que a região cresça. “Nós a chamamos de Chinatown número 2 ou a segunda Chinatown do Vale. O sudoeste é uma das áreas de crescimento mais rápido da cidade. Temos uma grande concentração de asiático-americanos e a comunidade das ilhas do Pacífico e os turistas adoram nossa comida”, finaliza.