A Chinatown de Montreal, no Canadá, foi fundada em 1877, com a chegada dos imigrantes chineses. O bairro acompanhou todo o desenvolvimento urbano da cidade à medida que mais chineses chegavam em busca de novas oportunidades no país. Foram surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais, como lojas e armazéns, além de bares e restaurantes chineses.
Considerando como o quartier chinois (bairro chinês, em francês) cresceu ao longo de mais de um século e meio, hoje a área vai além de um espaço turístico. A região é parte da história da cidade. Ela abriga, por exemplo. a maior escola chinesa da cidade, com 1500 anos, e um hospital chinês, que atende a todos os moradores de Montreal.
O quartier chinois de Montreal fica no distrito de Ville-Marie. A área principal ocupa o quadrilátero entre as ruas Saint Dominique, Boulevard René Lévesque, Viger e Jeanne-Mance.
É um local que atrai moradores da cidade e turistas para prestigiarem a culinária chinesa, com muitos restaurantes também servindo gastronomia de outros países asiáticos. A Chinatown é palco de várias manifestações artísticas e culturais, especialmente nos Festivais e no Ano Novo chinês.
Compras de produtos importados da Ásia também podem ser feitas nas lojas especializadas. Adeptos da medicina chinesa encontram ali farmácias asiáticas que vendem chás, ervas e até pomadas.
Um dos diferenciais de outras Chinatows é que em Montreal não há um arco marcando sua entrada, mas quatro, um em cada extremidade: norte, sul, leste e oeste.
A Chinatown de Montreal foi recentemente designada pelo governo como o primeiro local histórico da cidade (o mais alto nível de proteção patrimonial de Quebec). O bairro possui diversos locais historicamente importantes para se fazer uma visita.
Alguns dos principais são:
Edifício The Wings
Localizado na esquina das ruas La Gauchetière e Coté, o The Wings é o edifício mais antigo do bairro. Construído em 1826 por James O’Donnel, o arquiteto da Basílica de Notre Dame em Old Montreal, o prédio foi uma escola militar, uma fábrica de caixas de papel e um armazém. Dentro da construção, o Wing Hing Lung (“Wings” para abreviar) é conhecido por seu macarrão fresco. Além disso, foi o primeiro fabricante a fazer biscoitos da sorte bilíngues.
Sun Yat Sen
Situada no coração da Chinatown de Montreal, essa praça pública tem o nome do homem chamado de “pai” da China moderna. Construído por oito artesãos contratados de Shangai, o parque foi criado usando métodos e materiais tradicionais. O local possui uma estrutura decorativa tradicional chinesa que abriga uma loja de souvenirs.
Tongs
Associações benevolentes ou Tongs (que pode ser traduzido em “salão” ou “local de encontro”) eram onde membros das mesmas famílias se reuniam para fornecer apoio e aconselhamento aos imigrantes chineses recém-chegados. A Lee Family Association de Montreal, bem como a Wong Wun Sun Association estão entre as mais antigas do país. Os visitantes podem admirar artefatos e fotos em exposição.