Grande parte dos chineses relembrar seus ancestrais e parentes falecidos no feriado Qingming (Brilho Puro, em tradução livre), que acontece anualmente no início de abril. Em 2023, ele será lembrado nesta quarta-feira (5).
Assim como ocorre no Dia de Finados no Brasil, o Qingming é feriado na China. Os chineses costumam ir aos cemitérios para limpar os túmulos de entes queridos e depositar flores. Também é chamado de Dia da Varredura de Tumbas, pois limpar e arrumar as tumbas é um sinal de respeito. Muitos fazem oferendas na data, queimam incenso ou papel de joss (representando dinheiro).
Após essa cerimônia, os chineses gostam de passear com a família, apreciando as paisagens da primavera. Esse costume é chamado de “Ta Chun”, que significa “pisar a primavera”. Além do passeio, os chineses também soltam pipa, brincam em balanços, jogam cabo de guerra, entre outras formas de entretenimento.
História
Com mais de 2500 anos de tradição, o Festival Qingming possui uma história longa e complexa, que se iniciou na antiguidade chinesa com práticas comuns da sociedade agrícola.
Qingming (清明) é o quinto dos 24 termos solares do calendário solar chinês tradicional, marcando o início do clima quente da primavera e o início do trabalho agrícola. Ao longo da história, absorveu elementos de outros festivais e acabou se consolidando com duas conotações: a de alegria, pela chegada das flores da primavera; e a de luto, pela veneração aos ancestrais.
Em São Paulo
Quem mora em São Paulo pode comemorar no Templo Lohan, que fica na Rua Conselheiro Furtado, 445, Liberdade, próximo à estação de Metrô Japão – Liberdade. Mais informações pelo telefone (11) 9 9378-5173.
Programação:
- 11h Aula aberta de Shaolin
- 13h Visitações ao Templo Lohan
- 15h Festival das Flores (cerimônia das flores, oferendas, dança do leão, ritual e kung fu)