O governo de São Paulo divulgou nesta segunda-feira informações sobre o início do ciclo de vacinação anual contra o coronavírus a partir do dia 17 de janeiro de 2022. O anúncio foi realizado pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. A data marca um ano do início da vacinação no Brasil.
Também nesta segunda-feira, o Instituto Butantan entregou mais de 1 milhão de doses de vacina para o Brasil inteiro. Com essa remessa, foram entregues 56,149 milhões de doses pelo instituto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde janeiro. O Butantan trabalha para completar até o final de agosto o contrato firmado com o Ministério da Saúde de 100 milhões de vacinas disponibilizadas, antecipando em 30 dias o prazo contratual.
Além disso, a Anvisa autorizou estudo clínico para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade de uma terceira dose da AstraZeneca. A pesquisa será feita com 10 mil voluntários do estudo inicial que já receberam as duas doses do imunizante, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações. A terceira dose será aplicada em um período de 11 e 13 meses após a segunda dose.
Uma nova vacina brasileira promete fazer parte da imunização da população, a Versamune. Ela pode ser incluída no Plano Nacional de Imunizações (PNI) e liberada pela Anvisa em 2022. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a expectativa é de finalizar os testes da vacina até o final do segundo semestre.