O Estado de São Paulo registrou nesta semana o menor número de ocupações de leitos de UTI desde o início de 2021, sendo inferior a 60%. A taxa chegou a ultrapassar 91% na segunda onda da pandemia. Esta queda significativa é graças ao avanço das estratégias de combate ao covid-19, sobretudo por meio da vacinação, e também das estratégias de prevenção e enfrentamento da doença.
O Instituto Butantan anunciou nesta quinta-feira o início dos testes para analisar se a CoronaVac (vacina produzida pelo instituto em parceria com a farmacêutica Sinovac) pode ser efetiva contra a variante Delta do coronavírus. O diretor do instituto, Dimas Covas, declarou o planejamento da vigilância epidemiológica, como o aumento do número de amostras sequenciadas para entender a presença da variante no Estado de São Paulo, ao qual já foram confirmados 10 casos de transmissão.
Na cidade de São Paulo, prevê-se o retorno às aulas presenciais no 2º semestre do ano com a capacidade das escolas ampliadas de 35% para 100% dos alunos, tanto nas escolas privadas, quanto nas públicas a partir do dia 2 de agosto. Estas indicações servem para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), já para o ensino superior, ainda terá algumas restrições para que possa ter o retorno dos alunos de modo presencial.