Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o projeto de lei 714/2022, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco, que institui o Dia Estadual de Comemoração Sociocultural Ibrachina. A escolha de 15 de agosto coincide com o Dia da Imigração Chinesa no Brasil.
A proposta será analisada pelos deputados. Depois, encaminhada para sanção do governador Mauro Mendes, para integrar o Calendário Oficial de datas e eventos do estado.
Conforme o deputado Valdir Barranco, o objetivo é promover a celebração das relações entre o Brasil e a China. “Essa data comemorativa funcionará como mais um marco da amizade entre os dois países”, enfatiza.
Na justificativa do Projeto de Lei, o deputado lembra que “Os primeiros imigrantes chineses vieram ao Brasil há mais de 200 anos. Atualmente, estima-se que o número de imigrantes chineses no país supere as 300.000 pessoas”.
Para Thomas Law, presidente do Ibrachina, o projeto de lei é decorrente das boas relações entre China e Mato Grosso. “Há mais de uma década a China é o maior parceiro comercial do estado do Mato Grosso. Acredito que o reconhecimento do trabalho do Ibrachina é consequência do desejo mútuo de aprimorar as relações culturais, educacionais e comerciais entre o estado brasileiro e o gigante asiático”.
Parceria Ibrachina e Mato Grosso
O Ibrachina e o governo de Mato Grosso assinaram, em janeiro de 2021, um Protocolo de Intenções para fomentar as relações institucionais, tecnológicas, comerciais e científicas entre o estado e a China.
O documento foi assinado pelo governador Mauro Mendes, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Na ocasião, Thomas Law foi homenageado com o título de cidadão mato-grossense. Ele recebeu a honraria das mãos da deputada estadual Janaina Riva.
Além disso, o Ibrachina apoia o Mato Grosso na busca de investidores da China. O Instituto traduziu para o mandarim a campanha do estado para atração de investimentos.
Outro fato digno de nota é que Thomas Law preside a Coordenação Nacional das Relações Brasil China da OAB (CNRBC), que possui um núcleo no Mato Grosso desde 2020.