A Chinatown de Birmingham, segunda cidade mais populosa da Inglaterra, é relativamente pequena, cobrindo as imediações das ruas Hurst Street, Ladywell Walk e Pershore Street. As placas da área também referem-se à região como Chinese Quarter (bairro chinês).
Foi fundada na década de 1950, por imigrantes chineses oriundos de Hong Kong, que era uma colônia britânica na época. Da Hurst Street se espalhou lentamente para a região ao redor e somente na década de 1980 foi oficialmente reconhecida como uma Chinatown.
Quem desce na saída sul da estação New Street do metrô logo vê que as casas e prédios mantêm a arquitetura no estilo chinês, com uso de cores chamativas. O comércio é dominado por restaurantes, supermercados, cafés e padarias onde se pode encontrar diversas opções de gastronomia chinesa. Algumas de suas ruas exibem as tradicionais lanternas vermelhas, iluminadas com led à noite.
Embora muitas Chinatowns tenham um arco, em Birmingham o marco de entrada é uma pagoda de granito, na rotatória de Holloway Circus. Erguida em 1998, tem 12 metros de altura, cercada por jardins ao estilo chinês no espaço apelidado de “ilha da pagoda”.
Na Cathay Street existe um pequeno arco, na entrada da via, que abriga lojas especializadas em produtos usados pela medicina tradicional chinesa. A decoração da rua se destaca em meio a descendentes de famílias coreanas e tailandesas que também abriram seus negócios em Chinatown.
O evento mais importante da comunidade chinesa de Birmingham é a celebração do Ano Novo Chinês. Geralmente é realizada no Shopping Center Arcadian, edificação que de certa forma é o “centro” da Chinatown. Além dos fogos de artifício, a festa é marcada pela dança do leão, a dança do dragão, que vão de porta em porta trazendo bons desejos e sorte para os negócios.
Restaurante premiado
Fundado em 1981, o Chung Ying é um dos restaurantes mais premiados da cidade de Birmingham. Especializado em comida cantonesa, foi considerado o “Restaurante do Ano” em 2019 pelo Birmingham Awards.
O espaço no número 18 da Wrottesley Street, tem como um dos atrativos o terraço aquecido, com vista privilegiada. O cardápio é extenso, servindo pratos com pato laqueado, lagostas, e muitas variações de noodles. Em 2022 ganhou o prêmio The Golden Chopsticks, como os melhores dumplings (bolinhos chineses) do país.
Ver essa foto no Instagram